sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

FBI tentou coagir Steve Jobs


FBI tentou chantagear Steve Jobs

O FBI publicou a "ficha" que tinha sobre Steve Jobs: um dossier gordo de 200 páginas, que mostra a relação ambivalente entre as autoridades norte-americanas e o recentemente falecido fundador da Apple.

A principal novidade do dossier reforça a imagem sobre a colaboração de Jobs com a Administração de George Bush pai, nos anos 90: nessa altura, entre 1988 e 1990, foi-lhe dado acesso a informação classificada como "top secret". Segundo informações citadas em DER SPIEGEL, ele devia esse acesso privilegiado ao acordo da sua firma de então, "Pixar", com os serviços secretos, para lhes fornecer o software necessário ao processamento de imagens obtidas por satélite.

Por outro lado, a publicação do dossier confirma o reverso da medalha, já revelado na biografia de Jobs publicada no outono do ano passado. É que, por outro lado, o FBI também procedeu a uma investigação sistemática sobre Jobs, sob pretexto de garantir que ele podia, sem perigo, ser convidado a assumir funções de conselheiro da Casa Branca na Administração do primeiro Bush.

Com essa justificação, o FBI interrogou amigos, conhecidos, empregados e sócios de Jobs, alguns dos quais lhe fizeram referências pouco encomiásticas, tratando-o de manipulador e de mentiroso. Mas, aparentemente, mesmo os mais veementes em advertir contra Jobs se mostraram favoráveis ao convite da Casa Branca.

As perguntas colocadas aos conhecidos e amigos de Jobs mostram, por outro lado, que não se tratava apenas de garantir a honorabilidade de um conselheiro com funções largamente simbólicas (a participar, nessa qualidade, numa média de duas reuniões por ano). Algumas, eram perguntas que denotavam claramente uma intenção por parte do FBI chantagista ou pressionadora. Procurava-se, nomeadamente, colher informações sobre consumo de LSD ou de marijuana na juventude Jobs, ou, um pouco mais tarde, sobre a alegada negligência dos seus deveres de pai.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©FORMA DIGITAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo