segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Rússia lança novo voo à Estação Espacial Internacional

A Rússia lançou este domingo sua primeira missão não-tripulada à Estação Espacial Internacional desde um acidente em agosto. Na ocasião, uma nave de carga Progress não conseguiu atingir a órbita da Terra e despertou temores sobre o papel de Moscou como único provedor de voos espaciais.
A nave de carga Progress 45 foi lançada este fim de semana de Baikonur, no Casaquistão, levando cerca de três toneladas de alimentos, combustíveis e outros suprimentos, como oxigênios, roupas e até iPads, à Estação Internacional. Espera-se que a nave seja...
acoplada quarta-feira à estação.
Todos os voos espaciais russos foram suspensos após a falha de agosto, deixando uma tripulação de três astronautas na estação orbital - o comandante americano Mike Fossum, o russo Sergei Volkov e o japonês Satoshi Furukawa. A expectativa é que a nova tripulação viaje à estação em 14 de novembro, chegando lá dois dias depois.
Desde a aposentadoria dos ônibus espaciais americanos, concluída em meados deste ano, os foguetes Soyuz - que levam as naves Progress - são as únicos veículos capazes de levar astronautas à estação, um serviço que custava à Nasa cerca de US$ 350 milhões por ano.
Usando um orçamento de US$ 850 milhões, a Nasa busca ajudar a empresas privadas americanos a desenvolver táxis espaciais, rompendo, assim, o monopólio russo de viagens ao posto internacional até do fim de 2016.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©FORMA DIGITAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo