sexta-feira, 16 de setembro de 2011

NASA DESCOBRE PLANETA COM DOIS SÓIS

 Um planeta  com dois sóis foi descoberto pelo telescópio espacial Kepler, da Nasa (agência espacial americana), segundo estudos publicados na última quinta-feira (15) pela revista americana "Science".
O par de estrelas está a cerca de 200 anos luz de distância da Terra e o planeta que as orbita foi nomeado Kepler-16b.
A descoberta evoca a saga Guerra nas Estrelas, onde o personagem protagonista, Luke Skywalker, cresce em um planeta com ...
dois sóis, o famoso Tatooine.

As condições climáticas de Kepler-16b, porém, em nada se parecem com o deserto ensolarado de Tatooine. Trata-se de um lugar frio e gasoso,com temparaturas que chegam a -100 ºC. Provavelmente incapaz de abrigar vida, dizem os atrônomos.

"Kepler-16b é o primeiro exemplo de planeta circumbinário - que orbita não uma, mas duas estrelas - de existência confirmada", disse o astrônomo do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, Josh Carter, um dos autores da descoberta.

"Mais uma vez, descobrimos que nosso sistema solar é apenas um exemplo da diversidade de sistemas planetários que a natureza pode criar", diz ele em comunicado.

Lançada em 2010, a missão Kepler tem como objetivo encontrar planetas fora de nosso sistema solar – principalmente os que possam reunir condições para o desenvolvimento da vida. Sistemas planetários inteiros já foram detectados pelo projeto, além de vários ‘’candidados’’a planetas.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©FORMA DIGITAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo