quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Google lança notebook com sistema operacional em nuvem

Chrome notebook tem tela de 12,1 polegadas, conexão 3G, WiFi e webcam

Cr-48 Chrome notebook, o modelo piloto do Google

Cr-48 Chrome notebook, o modelo piloto do Google (Reprodução)

O Google lançou nesta terça-feira dois produtos aguardados há meses: o Chrome notebook, com o novo sistema operacional da empresa, e a Chrome Web Store, uma loja de aplicativos para o seu navegador.

O notebook é o resultado do projeto Chrome OS, um sistema operacional baseado na computação em nuvem, ou seja, com rotinas e informações armazenadas em servidores compartilhados pela rede mundial. O computador só começa a ser vendido nos Estados Unidos em meados de 2010. Até lá, americanos podem aderir a um programa piloto para testar sua versão beta, batizada Cr-48. O notebook possui tela de 12,1 polegadas, conexão 3G, WiFi e webcam.

Por enquanto, as empresas que têm parceria com o Google para produzir o aparelho são a Acer, a Samsung e a Intel. O gigante de buscas adianta que outras parcerias serão feitas.

Sincronia - Ao ligar o computador e fazer o login, o navegador é aberto e o usuário já tem acesso a todos os serviços do Google, como Gmail e Google Agenda. O sistema sincroniza os links favoritos, as extensões e os aplicativos do Chrome OS com as preferências de navegadores Chrome que a mesma pessoa utiliza, em casa ou no trabalho.

Se um computador é usado por mais de uma pessoa, cada uma delas pode ter seu próprio login, com preferências diferentes. Caso o computador seja danificado ou roubado, todos os documentos, arquivos e configurações são preservados na nuvem e poderão ser acessados de uma nova máquina.

Todos os Chrome notebooks virão com 3G e Wi-Fi para que os usuários possam ficar conectados à internet de qualquer lugar. Nos Estados Unidos, o sinal 3G será fornecido pela operadora Verizon, mas não será necessário aderir a nenhum plano: o consumidor pagará apenas pelas transferências de dados que fizer e ainda tem a opção, nos dias de maior navegação, de pagar 9,99 dólares (cerca de 17 reais) para ter internet ilimitada ao longo do dia inteiro.

O sistema e os aplicativos serão atualizados automaticamente. Além disso, toda vez que o laptop é ligado, ele verifica se o sistema foi modificado. Caso um programa malicioso tenha feito alguma alteração, o sistema será automaticamente restaurado com um backup.

Aplicativos - A loja de aplicativos Chrome Web Store serve a todos os computadores equipados com o navegador Chrome. Nela, é possível encontrar sites com as mesmas funções de aplicativos para smartphones, como jogos de paciência ou plataformas para ler notícias - como o New York Times para Chrome. Outros aplicativos substituem programas instalados no computador, como os editores de imagem e texto. A diferença é que, na Chrome Web Store, os aplicativos não precisam ser baixados: podem ser acessados diretamente do navegador. A maioria dos produtos é gratuita, mas há também os serviços pagos, em particular os games.

FONTE :veja.com

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©FORMA DIGITAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo