sábado, 4 de dezembro de 2010

Brasil na era dos tablets

Lançamentos nacionais do iPad e do Galaxy colocam o Brasil no mercado dos computadores touchscreen ultraportáteis

Na reta final do ano, o mercado de tecnologia no Brasil esquenta com o lançamento de dois dos principais modelos de tablets, os computadores estilo prancheta com tela sensível ao toque que se transformaram na grande sensação de 2010. Nos próximos dias, chegará às lojas o iPad, produto lançado pela Apple em janeiro que mudou conceito de tablet e popularizou esse tipo de aparelho. Para o próximo ano, outros fabricantes, como Dell e HP, deverão deverão trazer seus modelos ao País.

O iPad estará à venda em um grupo de lojas selecionadas (confira a lista em www.apple.com.br/ipad/buy) por preços entre R$ 1.649 e R$ 2.599, conforme o modelo do aparelho. A Apple ainda não anunciou contratos com operadoras de telefonia, nem expectativa de vendas.

“O conceito de tablet já existe há duas décadas. O que a Apple fez foi reformular essa ideia e acrescentar mais valor a ela. Agora, todo mundo que fala em table, pensa no iPad”, avalia Marcelo Zuffo, professor de sistemas eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Quem saiu na frente no mercado brasileiro foi a Samsung, que, em novembro, trouxe o Galaxy Tab, tablet menor e sem a variedade de aplicativos disponíveis para o iPad, mas com a possibilidade de realizar ligações telefônicas e videochamadas. Prova de que há espaço para propostas distintas nesse segmento.

“O mercado brasileiro será inundado por tablets no próximo ano, com diferentes preços e funções”, acredita Zuffo.

Em um primeiro momento, os principais consumidores desses equipamentos deverão ser empresas e profissionais liberais, em razão do preço ainda elevado, acredita Farlei Heinen, professor do curso de engenharia da computação da Unisinos. Netbooks e e-readers deverão perder espaço com a chegada da novidade, porque os tablets são mais atraentes e oferecem maior variedade de funções em um só aparelho, acrescenta Heinen.
FONTE :Á NOTÍCIA

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©FORMA DIGITAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo