terça-feira, 26 de março de 2019

VOLK ONE: O CELULAR QUE NÃO PRECISA DE OPERADORA

O Volk One é um celular que tem uma proposta curiosa: oferecer conexão à internet, chamadas e SMS ilimitadas de graça, sem contratos com operadora. O dispositivo promete oferecer uma tecnologia de compartilhamento de dados que não requer o sinal de uma antena de telefonia comum.

Já imaginou ter um smartphone que permita acesso à Internet, fazer chamadas e enviar SMS sem precisar de vínculo uma nenhuma operadora? Essa é a ideia da fabricante do Volk One, um celular que utiliza um hardware sem fio de longo alcance para compartilhar redes de Internet e criar uma malha independente de conexões...
Continue lendo...
      



Anunciado pela startup americana Volk Wireless, a previsão é de que o smartphone seja lançado em dezembro de 2019. Segundo a empresa, o aparelho está habilitado a funcionar em qualquer lugar, desde que haja outros telefones por perto para compartilhar a conexão. Entenda a seguir como o telefone promete funcionar.

 O dispositivo entrega tudo o que um aparelho moderno oferece, porém, possui uma tecnologia de conexão à Internet bastante rara, não precisa de plano de dados ou contrato com qualquer operadora para funcionar.

A empresa foi fundada por Greg Hazel, anteriormente chefe de arquitetura no Bittorrent, e Straya Markovic, ex-engenheiro líder da plataforma de mensagens mesh Firechat. Os dois decidiram utilizar transmissores sem fio de longa distância para compartilhar e construir uma rede de celulares.

O funcionamento do Volk One é semelhante ao de roteadores Wi-Fi Mesh, que contam com vários pontos de acesso em uma mesma rede para distribuir o sinal em uma área maior. No caso do smartphone, cada aparelho funcionaria como um nó da Volk Fi, a rede proprietária do dispositivo, distribuindo Internet entre os usuários.

Como a rede é descentralizada, quanto mais smartphones estiverem conectados, mais rápida é a transferência de dados. Dessa maneira, o aparelho poderia ficar com conexão mais ágil em locais com grande fluxo de pessoas, exatamente o contrário do que ocorre na telefonia convencional. Caso não haja acesso à Volk Fi, o smartphone conta com entrada para chip convencional de celular.


Sinal Wi-Fi em todo lugar

Mas, de onde vem o sinal de Internet usado pela rede do Volk One? Assim como uma rede Wi-Fi Mesh, os aparelhos dependem de um ponto de acesso físico à fibra óptica ou outro tipo de conexão convencional. Por isso, os compradores do Volk One recebem, junto com o celular, um roteador que deve ficar em casa para redistribuir o sinal do Wi-Fi que você já possui. A conexão é compartilhada com a rede inteira.



À medida que o usuário se afasta de um roteador, o Volk One procura outros dispositivos próximos para não perder a conexão. A prioridade é um novo roteador, mas, se não houver, ele se conecta a outros dispositivos Volk One por perto até chegar a um ponto de acesso e baixar dados. Por isso a rede tende a ficar melhor com o aumento de celulares conectados.

Em teoria, a Internet de graça funciona em qualquer lugar do mundo, sem limite de cobertura. A única exigência é manter o roteador ativo em um local com conexão convencional para ajudar a alimentar a rede. Caso o consumo de dados pelo usuário seja maior que o compartilhado, haverá um teto de 5 GB para usar, além de cobrança adicional após esse limite.

O tráfego de dados é criptografado de ponta-a-ponta para proteger as informações dos usuários. Segundo a Volk Wireless, o celular terá acesso livre a dados, voz e SMS apenas nos Estados Unidos por enquanto. 

Compartilhe sempre assim ajudamos a todos !

#celularsocial 
#celularcompartilhado
#celularlivredeoperadora
#celularlivre 
Fontes :Olhar digital , Techmundo ,Techtudo

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©FORMA DIGITAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo