quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Consolidação do Facebook seria o fim do Orkut?

Imagine um boxeador encurralado na lona sofrendo golpes duros vindos de mais de um adversário. Desnorteado após a sequência de pancadas desferidas pelo Facebook e pelo Google+, o Orkut se vê perdido entre propagandas e o crescimento dos rivais.
Segundo dados da revista Isto É Dinheiro divulgados no início desta semana, uma pesquisa ainda não divulgada do Ibope Nielsen Online deve apontar mais de 30 milhões de usuários cadastrados no Facebook no Brasil em agosto. O número é, pela primeira vez na história, maior do que o do Orkut, que deve aparecer na pesquisa com ...
29 milhões de usuários únicos no país.
O Ibope nega, mas é aguardar para ver. Se confirmados, os números do crescimento da rede social de Mark Zuckerberg no Brasil serão espantosos. Afinal, há dois anos, "apenas" 4,2 milhões de usuários acessavam o site. A liderança, novidade por aqui, já é consolidada no restante do mundo, onde o Facebook registra 750 milhões de usuários.
Tentativa
Mas o Orkut ainda tenta se salvar, mesmo que aparente às vezes fazer isso sem o apoio da Google. Pode parecer estranho, porém a gigante das buscas mostrou que já não tem tanta esperança no ressurgimento do Orkut quando lançou o Google+, que rapidamente fez estardalhaço antes de limitar o número de inscritos, alegando estar "em fase de testes".
"A queda do Orkut começou quando os próprios usuários bombardearam o site com propagandas e spams", sugere o cientista da computação Rafael Mendonça. Para ele, porém, a queda é relativa, pois mesmo perdendo a liderança, o site continua crescendo a passos de formiga. "A crise não deve dar fim tão cedo ao Orkut, já que ainda existe uma comunidade muito grande de usuários permanentes que teriam dificuldade em exportar todos os contatos e histórico, é como uma troca de celular, que se não houvesse a possibilidade de troca de chip, seria muito difícil fazer a transferência de dados, logo, a troca ficaria inviável", completa Mendonça.
Para o estudante Diego Cangemi, "o Orkut acabou estagnado, virando coisa do passado, enquanto o Facebook conseguiu controlar as propagandas e direcionar melhor os interesses dos usuários". Ele diz que ainda possui uma conta no Orkut, mas que não frequenta a rede social "há alguns meses".
Já a estudante Fernanda Barrocal afirma que "a correria do dia a dia acaba fazendo o internauta selecionar o que vai acessar, e dou preferência para o Facebook e para o Twitter".

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