quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Mapa mostra a localização dos usuários do Facebook

Mapa mostra a localização dos usuários do Facebook.  O Faceboook tem ganhado cada vez mais espaço e com isso congregado pessoas do todos os lugares do mundo. Não existem fronteiras  para esta rede social. Ela simplesmente une gostos, não se importando muito com localidades ou coisas do gênero.
Pensando nisso, Paul Butler, decidiu elaborar um mapa, que tinha por objetivo visualizar onde estavam localizados seus amigos nesta rede social. Detalhe: ele é estagiário do Faceboook!
Outro interesse de pesquisa de Butler era o de saber como as localidades  políticas e culturais interferem no tipo de conexão entre as pessoas; descobrir quais cidades possuem mais  usuários interligados entre si também era um dos objetivos terciários desta pesquisa.
Primeiramente, ele separou cerca de 10 milhões de amizades. Depois, ele fez a geolocalização destes usuários, mapeando suas respectivas cidades. A última etapa do processo foi a que estabelecia as conexões entre os usuários. É importante destacar, no entamto, que o estagiário apagou todos os traços que delimitavam linhas de países e continentes antes de mapear a rede.
E sabe o que foi mais impressionante? Mesmo com os limites entre um continente e outro apagado, as linhas das fronteira apareceram devido aos padrões de relacionamento que os usuários seguem.
Conclusão: na maioria das vezes, os usuários estão, geograficamente próximos.
A segunda conclusão obtida com esta pesquisa é a de ocupação geográfica do Facebook, ou seja, os usuários da rede estão concentrados nos Estados Unidos e na Europa.
Se observada no Brasil, a pesquisa indicou que estados como São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Curitiba, apresentam mais usuários da rede social.
Veja o mapa aqui em alta resolução.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©FORMA DIGITAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo