quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Stallman: Chrome OS é convite à computação descuidada

O Chrome OS, sistema operacional lançado recentemente pelo Google, representa perda de controle do usuário sobre seus dados. O alerta é de Richard Stallman, renomado defensor do software livre e fundador da Free Software Foundation. Segundo Stallman, ao tirar dados e aplicativos do computador do usuário e colocar nas mãos de servidores como os do Google, o usuário fica maia dependente e vulnerável.

Este não é o primeiro alerta contra o fenômeno do cloud computing vindo de Stallman, que ainda acusa a expressão “computação nas nuvens” de ser uma jogada de marketing sem significado claro: "Talvez o termo “computação descuidada” serviria melhor. Imagino que a adoção da “computação descuidada” aumente, porque nasce um otário a cada minuto.", disse o idealizador do projeto GNU ao jornal britânico The Guardian . O presidente da FSF alerta que não há garantia pela segurança ou privacidade de dados mantidos na internet, além da dependência incontornável inerentes aos aplicativos “nas nuvens”, que não podem ser copiados ou alterados pelo usuário.

A crítica atinge diretamente o notebook Cr-48 anunciado pelo Google e que se baseia no sistema operacional Chrome OS, criado pela empresa com a filosofia de manter dados e aplicativos do usuário sempre em servidores online. Para demonstrar este conceito, o Google postou um divertido vídeo em que 25 notebooks são destruídos se que o usuário se importe, pois tudo o que está online pode ser acessado automaticamente de qualquer outro notebook similar.

Vale lembrar que o Chrome OS é, curiosamente, baseado no GNU /Linux, que contém as ferramentas GNU criadas por Stallman.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©FORMA DIGITAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo