terça-feira, 24 de janeiro de 2012

iPad2 e iPhone 4S ganham jailbreak!


Os proprietários do iPhone 4S ou iPad 2 que executam o iOS 5.0.1 podem agora desbloquear seus dispositivos. A Chronic Dev Team anunciou na sexta-feira (20/01) que havia criado, com sucesso, um novo desbloqueio para o iPhone 4S e iPad 2, ambos com processador dual-core A5.
O desbloqueio permite que qualquer aplicativo seja instalado, além de facilitar o acesso remoto ao sistema operacional, à interface de usuário, aos tweaks do sistema, e aos arquivos do ...
iOS.
Alguns desbloqueios foram lançados menos de um dia após a atualização do sistema operacional. Mas encontrar uma forma de desbloquear o chip A5 levou aproximadamente dez meses. “Nossa guerra se torna mais difícil a cada novo dispositivo lançado, e nossa recente batalha contra o A5 somente provou essa afirmação”, afirmou Joshua Hill, conhecido como p0sixninja, que foi um dos principais hachers de iPhone envolvidos. “Após meses de trabalho com poucos resultados, os hachers da Chronic Dev tentaram uma nova abordagem – lançamos CDevReporter para acumular todos os relatórios de falha dos dispositivos”.
O CDevReporter possibilita que os jailbreakers executem o software em seus Mac ou Windows para impedir que o iTunes envie o relatório de falhas do iOS para a Apple e, no lugar, envie para um servidor seguro oferecido pela Chronic Dev Team. Hill disse que após o recebimento desses relatórios – gerados cada vez que o dispositivo iOS falha –, em menos de uma semana, obtiveram mais de dez milhões de registros, que por meio de estudo das vulnerabilidades possibilitou o desbloqueio do iOS 5.0.1.
A prática é legal em muitos países. Isso inclui os Estados Unidos, onde o status foi permitido pelo governo federal em julho de 2010. A Apple luta contra essa decisão e afirma por meio de comunicados que o desbloqueio do dispositivo pode causar a perda da garantia. Mas desde o iOS 4.2.1, lançado no final do 2010, a empresa encerrou uma API que havia sido construída para detectar se um iPhone havia sido desbloqueado.
Poré, será que realizar o jailbreak de um dispositivo iOS traz riscos de segurança? “Críticos afirmam que os únicos vírus em iPhone vistos no modo selvagem (Ikee e Duh) foram em dispositivos desbloqueados”, afirmou Paul Duclin, chefe de tecnologia da Sophos. Por outro lado, algumas vulnerabilidades do iOS foram descobertas pela comunidade de desbloqueio, como a iOS zero-day PDF, que foi corrigida pela primeira vez pelos jailbreakers e não pela Apple.
Mesmo assim, empresários devem pensar duas vezes antes de permitir que tais dispositivos se conectem às usas redes. “Se você é gerente de TI e está criando a política ‘bring your own device’ (traga seu próprio dispositivo), permitindo que usuários acessem dados da empresa por meio de iPads e iPhones, recomendo que inclua uma cláusula de ‘não desbloqueio’”, explicou Ducklin.
Para as pessoas que já desbloquearam seus dispositivos, ele recomenda que pelo menos alterem a senha root. “A Apple lança todos iPhones e iPads com duas contas: uma root e outra móvel, que compartilham a senha alpine. É melhor trocar em caso de desbloqueio”. Isso porque os dispositivos desbloqueados com o SSH instalado (SSH não é permitido em dispositivos bloqueados) podem dar acesso remoto e serem invadidos por hackers, se puderem determinar a senha root.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©FORMA DIGITAL - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo